-
Fotografias:Felipe Camus
Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia busca retomar o espírito dos casarios de Araucanía, Chile. Onde as construções surgem com o passar do tempo sem uma ordem aparente, mas sempre em torno de uma praça ou lugar central. Este espaço de reunião às vezes é uma esplanada rodeada de galpões e pequenos volumes nos quais estão máquinas da fazenda, cavalos amarrados, ferramentas, etc.
O projeto habitacional é para os pescadores. O que organiza o conjunto é um terraço coberto de 40 x 5 metros, levantado há um metro do solo, este não possui a única função de proteger da chuva, do sol e da neve no inverno, ele também é a única circulação entre os destintos recintos.
Em torno do terraço estão distintas construções: a copa, banheiros e vestiários, escritórios e a casa. Todos separados entre eles. Isto somado à implantação irregular gera o resultado da passagem da luz pelas fachadas e deixa espaços abertos para novas construções, sem que a ordem do conjunto sofra danos.
Os ambientes interiores são espaçosos e repletos de luz natural e ventilação. Suas plantas quadradas são muito flexíveis, a fim de adaptar-se às novas exigências da pesca. Isto permitiu materiais estruturais padronizados (vigas, madeira, telhas, etc) e também permitiu que a construção fosse realizada por carpinteiros locais, que estão acostumados a geometrias regulares.
Cada edifício tem duas linhas horizontais de janelas: A linha acima de quatro metros de altura fornece luz natural e regulada para cada área do edifício. A linha horizontal inferior à estas janelas fornece pontos de vista e de ventilação. O nível do terraço varia entre as duas fileiras destas janelas.
A fim de otimizar a sustentabilidade, o projeto utilizou resíduos da construção prévia dos bairros da pesca (madeira compensada para moldes, folha de coberturas metálicas, âncoras, etc). A madeira para o acabamento exterior veio de uma serraria local. Piso, paredes e telhado estão bem isolados. O telhado também é uma superfície com vegetação, que fornece habitat e ajuda a absorver a água da chuva. As juntas são seladas com espuma e o tamanho das janelas foi determinado para maximizar o isolamento térmico. Lajes de concreto isoladas também fornecem massa térmica.